Um dos temas mais falados em redes sociais, televisão e até mesmo em conversas.

Mas você sabe o que é autoestima e como ela funciona?

Nathaniel Branden, psicólogo e estudioso do tema, escreveu o livro Os 6 pilares da autoestima.

Ele explica que a autoestima é a capacidade que temos em passar pelos desafios da vida, sabendo que merecemos a felicidade.

A baixa autoestima deixa sinais que podem ser facilmente identificados:

  • Falta de confiança em si mesmo: É a confiança em acreditar que temos a capacidade de lidar com as coisas que precisamos lidar em nossas vidas
  • Auto sabotagem: Atitudes que tomamos que vão ao contrário daquilo que realmente desejamos alcançar
  • Insatisfação constante: Estar o tempo todo insatisfeito com tudo em sua vida, com coisas que estão ao seu redor e com seus próprios resultados, mas não tomar ações necessárias para mudar as coisas

A autoestima funciona como um ciclo, as ações que você toma determina sua autoestima, assim como sua autoestima determina suas ações.

Pessoas que tem a autoestima baixa tem muitas crenças limitantes e acreditam que não são capazes de mudar o rumo de sua vida.

E de fato quando precisam fazer algo para mudar, não vão empregar seus melhores esforços e assim entra no ciclo de auto sabotagem. Se sabotam para que as coisas não aconteçam e isso irá reforçar a crença de que não é capaz, minando cada vez mais sua autoestima.

Nathaniel Branden cita em seu livro 6 pilares que nos ajudam a melhorar nossa autoestima:

  • Prática da autoconsciência –   Ter a consciência da sua situação atual, dos seus problemas e pontos a melhorar.
  • Prática da autoaceitação – Ninguém é perfeito e precisamos sempre buscar melhorias, mas existem certas coisas que não podemos mudar, então precisamos melhorar aquilo que é possível e aceitar aquilo que não podemos mudar
  •  Prática da autorresponsabilidade – Se tonar responsável por quem você é e pelos seus resultados.
  • Prática da autoassertividade – Ser honesto com você mesmo e defender e respeitar seus princípios e valores.
  • Viver com propósito – Ter um propósito, um objetivo ou uma meta, isso faz com que você tenha a percepção que está sob o controle de sua vida.
  • Ter integridade pessoal – Alinhar a sua teoria com a sua prática, toda vez que você cumpre com sua palavra, você diz para você mesmo que você merece e é capaz de chegar onde você quer chegar.

Sabemos que não é fácil a prática dos pilares, mas precisamos começar a acreditar e tomar as ações necessárias para melhorar a nossa autoestima, que com toda certeza é muito importante para uma vida plena e feliz. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *