Você já deve saber que os pensamentos negativos atrapalham muito a nossa capacidade de lidar com situações difíceis e de encontrar uma solução para essas situações.

Os pensamentos são fundamentais na forma de como reagimos às situações, além de sua extrema importância no agravamento ou melhora nos quadros de depressão e ansiedade.

Quando lidamos com alguma situação ruim os pensamentos e emoções são importantes , pois a emoção nos mostra que aquilo é uma coisa ruim e que queremos evitá-la, já o pensamento vem para nos ajudar a processar, entender o que aconteceu e traçar planos para lidar com aquela situação.

Calma! Ter um pensamento negativo é importante e natural do ser humano!

Porém existe os pensamentos ruminantes ou obsessivos que é extremamente prejudicial à nossa saúde mental e está ligado diretamente a uma das causas de depressão e ansiedade.

Os pensamentos ruminantes são aqueles responsáveis por nos levar até a extrema preocupação. É quando sua mente se agarra a um problema e fica refletindo sobre ele sem nenhum objetivo ou benefício real. Entrando em ciclo de pensamentos que vêm e vão e ficam buscando explicações no passado e fazendo projeções para o futuro.

Esses pensamentos amplificam o sofrimento, aumenta o processo inflamatório do corpo, devido ao stress e nos desconectam da realidade.

Conseguir sair desse ciclo e lidar com esses pensamentos é fundamental. Segue algumas dicas:

– Perceber que está nesse ciclo – esse é o primeiro passo para enfraquecer esse ciclo.

– Anote esse pensamento – Você não é aquilo que você pensa e você não precisa acreditar nesse pensamento, essa é uma técnica que irá te ajudar a confrontar a realidade sobre esse pensamento.

– Tome a decisão de abandonar esse pensamento – Você percebeu, você questionou e agora você precisa abandonar esse pensamento de vez.

– Não troque um pensamento por outro – isso não dá certo!  Você precisa redirecionar a sua atenção para outra atividade, de preferência, algo que seja prazeroso.

Esse é um método comprovado que te ajuda a enfraquecer o ciclo da ruminação, porém se for um ciclo muito intenso é imprescindível a busca por um profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *